Existem dois tipos de lentes objetivas nas máquinas fotográficas analógicas ou digitais: as lentes com zoom, que é a capacidade de aproximar a imagem, e as fixas, desprovidas desta habilidade. Na fotografia digital, a expressão “lente com zoom” refere-se às objetivas com “zoom óptico”, para diferenciar do “zoom digital” que apenas simula a aproximação da imagem. Somente o zoom óptico têm de fato o poder de, por meio do sistema de lentes, ampliar visualmente o assunto. Ele permite identificar detalhes distantes, como quando olhamos através de um binóculo. Até algum tempo atrás, câmeras digitais mais acessíveis vinham apenas com o zoom digital. Hoje, praticamente todas são equipadas também com o zoom óptico cujo fator de aumento mais comum é 3x, mas nas de super zoom ele ultrapassa 10x e revela o que está muito além do alcance de nossos olhos.
O Zoom Óptico é a melhor forma de zoom, devido a ser pelo posicionamento das lentes da câmera, “aproximando” os objetos de forma real, minimizando a perda de qualidade da imagem. Então na hora de escolher sua câmera, olhe a configuração do zoom óptico.
O Zoom Digital é originado pelo processador de imagens da câmera, ampliando digitalmente o foco. Isto é, ele pega a imagem e cria artificialmente uma “proximidade”, mas de maneira que tente manter sua originalidade. Uma vez que a maior parte dos pixels da imagem foi “criada” pela câmera a imagem pode perder qualidade, e não ficar tão boa quanto feita pelo zoom óptico.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário