domingo, 8 de abril de 2012

Sebastião Salgado






















Um dos maiores fotojornalistas da atualidade, o mineiro Sebastião Ribeiro Salgado Júnior, mais conhecido como Sebastião Salgado, nasceu em 1944. Começou a fotografar com a câmera (emprestada) de sua esposa, Lélia Wanick Salgado.
Cerca de 6 anos depois de começar a fotografar, ingressou nas agências Sygma e Gamma. Só então recebeu o convite de Henri Cartier Bresson para ingressar na Magnum.

Sebastião Salgado fotografa sempre em preto e branco e, entre 1996 e 2007, publicou 10 obras, todas ligadas a assuntos sociais. De 1993 a 1999, ele voltou a sua atenção para o fenômeno global de desalojamento em massa de pessoas, que resultou em "Êxodos" e "Retratos de Crianças do Êxodo", publicados em 2000 e aclamados internacionalmente.

Sebastião Salgado foi internacionalmente reconhecido e recebeu praticamente todos os principais prêmios de fotografia do mundo como reconhecimento por seu trabalho.
Em 1994, saiu da Magnum fundou sua própria agência de notícias, "As Imagens da Amazônia", que representa o fotógrafo e seu trabalho. Salgado e sua esposa Lélia Wanick Salgado vivem atualmente em Paris, autora do projeto gráfico da maioria dos seus livros. O casal tem dois filhos.

Um comentário:

  1. As fotos do Sebastião Salgado são bem marcantes e nos fazem pensar sobre a realidade do que acontece no mundo.

    ResponderExcluir